Theresa von Wüllenweber
Bem-aventurada Maria dos Apóstolos
Co-Fundadora da Congregação das Irmãs do Divino Salvador
Jubileu – Centenário de sua morte
+ 25 de dezembro de 1907 em Roma
Nasceu no dia 19 de fevereiro de 1833 no Castelo Myllendonk/Renânia (Alemanha)
Como jovem pertencente à nobreza, Theresa recebeu uma educação aprimorada. Aprendeu Francês e Inglês, assim como um pouco de Italiano. Já, nessa época, seus olhos estavam abertos para contemplar as necessidades globais da humanidade.
Theresa guardou essa experiência como um grande dom que a tornou capaz de crer em Deus e no seu amor pela humanidade. Ela sentia-se profundamente marcada pelo mistério do Deus que, em Jesus Cristo, assumiu totalmente a humanidade, tornando-se um de nós. Repleta de gratidão e de alegria em Deus, ela encontrou sentido em confiar-Lhe sua vida, na fé.
A Sagrada Escritura foi o livro de sua vida. Ela sentia-se tocada especialmente pela mensagem sobre as “mulheres que, junto com os Apóstolos, acompanhavam Jesus”. Ela desejava ser uma das mulheres apostólicas numa época em que a única possibilidade às mulheres era a do trabalho caritativo. O profundo desejo de seu coração permaneceu desde aquele tempo, de juntar-se àqueles homens e mulheres que, como apóstolos, estão a caminho com Jesus para atingir todos àqueles que não conhecem o amor de Deus pela humanidade.
Por isso, alegremente ela renunciou a sua herança como senhora do castelo, ao usar as mesmas palavras pronunciadas por sua santa padroeira, Teresa de Ávila: “Só Deus basta”. Seus anseios impeliram-na a trabalhar para que, pessoas sofredoras em busca de Deus, pudessem experienciar a bondade a o amor de Deus.
Theresa estava convencida de que o próprio Deus colocara este desejo dentro de seu coração. Ela permaneceu fiel a este desejo, buscando realizá-lo sem omitir qualquer esforço. Deus a conduziu por “caminhos tortuosos”. Como Religiosa, ela recebeu uma boa educação, mas não pode permanecer na Congregação em que entrou. Muito atentamente, ela continuou “a buscar e buscar, – até que seus olhos pousaram sobre uma propaganda de um pequeno jornal e então, seu coração soube: ‘É isso!” Agora, finalmente, a certeza de que Deus lhe mostraria o caminho encontrado. Nessa época, ela estava com 49 anos de idade.
A propaganda levou-a ao encontro com Pe. Francisco Jordan, o Fundador dos Padres e Irmãos Salvatorianos. Após muitas buscas, ele finalmente fundou junto com ela, a Congregação das Irmãs Salvatorianas, em 8 de dezembro de 1888 na pequena cidade de Tívoli, perto de Roma. Irmãos e Irmãs juntos a serviço de Jesus no meio do povo! A partir desse tempo ela tornou-se conhecida como “Irmã Maria dos Apóstolos”.
Aos 56 anos de idade, em Tívoli, com grande confiança em Deus, ela assumiu uma vida à qual não estava acostumada, marcada por uma grande pobreza. Ela, não pôde ser uma missionária, porque se fez necessária a sua presença como superiora e educadora daquelas que estariam se juntando a ela. Então, ela se dedicou à formação das “Mulheres, Apóstolas de Jesus Cristo” enviando-as em missão. Maria dos Apóstolos realizava tudo com zelo aspotólico, alegria e generosidade de coração.
Dois anos depois, as primeiras Irmãs foram enviadas a Assam, Nordeste da Índia. Ao tempo de sua morte, em 25 de dezembro de 1907, a sua comunidade já contava com 165 Irmãs, vivendo em 27 comunidades em vários países da Europa, Nordeste da India e na América do Norte.
Hoje, a Congregação conta com 1250 Irmãs em 28 países. As Irmãs vivem no meio dos pobres e pessoas sofredoras, para experienciar com eles a bondade e o amor de Deus, para dar-lhes vida e esperança.
1/7 » Next Picture
![]() Maria of the Apostles in Tivoli |